sábado, 15 de junho de 2013

A Missão da Igreja do Nazareno



A Igreja do Nazareno e a Sua Missão
(Herald of Holiness, 7 de Setembro, 1921. Usado com permissão)
Por Rev. C. B. Widmeyer

… e foi viver num cidade chamada Nazaré. Assim cumpria-se o que fora dito pelos profetas: ‘Ele será chamado Nazareno’” (Mateus 2:23).

Verificamos que este homem é um perturbador, que promove tumultos entre os judeus pelo mundo todo. Ele é o principal cabeça da seita dos nazarenos” (Actos 24:5)

Nos dias do Apóstolo Paulo, determinados grupos de cristãos eram chamados de
Nazarenos e Paulo foi acusado de liderar esta seita. Sem dúvida que alguns deles
escolherem o nome enquanto que outros eram assim chamados por derivação. O nome ainda hoje existe em Arábico como designação ordinária de cristão.
Durante algum tempo depois da ascensão de Cristo a igreja tinha um nome e uma forma de governo. Contudo, parece que pouco depois se desenvolveram algumas seitas, a medida que doutrinas eram discutidas e idéias apresentadas,surgiram diferenças de opinião acerca da pessoa, natureza e trabalho de Cristo e o mundo cristão se dividiu.
Entretanto, uma organização muito forte agora conhecida como Igreja Católica Romana se desenvolveu, a qual não se manteve fiel aos puros ensinamentos espirituais de Cristo.
Desde os dias de Martinho Lutero que se desenvolveram muitas outras organizações de igrejas; muitas serviram os seus dias no passado, e quando falharam em levar avante o puro evangelho de Cristo, outras surgiram para dar continuidade a gloriosa tarefa de pregar a salvação do pecado ao mundo arruinado e perdido.
Alguns há que rejeitam a organização de igrejas, dizendo que elas não são bíblicas, mas a história do relacionamento de Deus com os judeus mostra que a igreja judaica era um corpo muito bem organizado. Enquanto Cristo esteve na terra Ele não dirigiu nenhuma organização, mas repreendeu aos Fariseus porque se entregaram ao trabalho e perderam o verdadeiro espírito de devoção. Em todas a ocasiões Cristo freqüentou e freqüentemente tomava parte na forma de adoração da sinagoga; e O encontramos a tomar parte nas festividades anuais em Jerusalém, as quais eram exigidas pelas leis a igreja judaica.
Há algumas questões doutrinárias tais como Arminianismo e Calvinismo que produziram determinadas igrejas, mas a idéia de governo da igreja tem sido um factor de grande importância na preparação do caminho para novas igrejas. A maioria das igrejas é o resultado de um reavivamento religioso. A igreja antiga se satisfaz com a sua rotina devida e prática e falha em manter vivo o fogo de Deus; então alguns homens eram levantados para liderar as hostes em direcção à vitória, só que em face a isso a velha igreja não tomava os novos convertidos sob suas asas a não ser que houvesse um render da nova vida e uma diminuição do fervor do reavivamento; conseqüentemente uma nova igreja era organizada. Mas uma análise mais cuidadosa e mais íntima logo revela que a nova igreja bebeu na antiga a sua forma de governação, apenas com uma ou duas mudanças. Dê uma vista de olhos nos muitos corpos de Metodistas, Baptistas, Presbiterianos, etc. Gostamos de olhar as várias denominações como representando os andaimes a volta duma casa, necessários à sua construção; mas quando a casa estiver pronta os andaimes são desmontados e retirados para que a beleza da casa seja vista. … da mesma forma como não se ouviu nem o barulho de um martelo enquanto os muros do templo estavam sendo construídos em Jerusalém, também quando Deus nos congregar a todos na igreja lá em cima, perderemos de vista os velhos andaimes, velhas escadas, cavaletes, barrotes, toros de madeira, etc. martelos, serras, grampos; e nada mais veremos a não ser a lei do amor e a harmonia do desenho do grande Mestre mecânico ...
No que toca a política, a Igreja do Nazareno é um corpo composto. Temos hoje o que pode bem ser designado como duas formas de administração de igreja – Episcopal e Congregacional. No governo da Igreja do Nazareno, as melhores qualidades das duas formas são destacadas e soldadas juntas num plano funcional. Os extremos de cada um dos planos tem suas faltas e falhas, mas ambas as formas possuem também boas qualidades. Assim, os fazedores de nossas leis decidiram seleccionar o melhor das duas formas e usar apenas o que era necessário para auxiliar o espalhar da doutrina escriturística de santidade.
João Wesley disse que a igreja Episcopal Metodista fora feita a depositária da doutrina de santidade ou santificação e que caso ela falhasse em pregá-la, Deus levantaria alguma outra agência para espalhar a doutrina da santidade escriturística. Os organizadores não procuraram apenas acrescentar mais uma denominação à longa lista das já existentes, mas sim organizar uma igreja que se levantaria distintamente pela doutrina de santidade e fornecer uma forma de igreja aos que receberam a experiência. Julgava-se necessário para a promulgação da doutrina que uma organização fosse essencial para que os melhores resultados fossem alcançados. A pergunta tem sido feita, “A Igreja do Nazareno tem direito a existência?” Porque ela sobrecarregaria o terreno? Outros corpos comprometidos com a pregação desta doutrina tinham esvanecido no seu zelo e interesse. Deus chamou então um grupo de pessoas para entrarem no grande campo das igrejas e estabelecer uma igreja que permaneceria fiel ao compromisso com esta verdade e faria dele o propósito para a existência do seu trabalho. Deus deseja um povo santo.
Em todos os tempos Ele tem tido um povo santo. Os Nazarenos existem com o propósito de pregar a santidade “sem a qual ninguém verá o Senhor.”
Deus tem abençoado a Igreja do Nazareno com um crescimento sem paralelo. Os corpos Pentecostais do Oriente, a Igreja do Nazareno do Ocidente, os corpos do Sul e do Sudoeste e das Ilhas Britânicas, foram chamados juntos.
A Igreja do Nazareno não é chamada a inaugurar uma nova era social; ela não é enviada a prescrever políticas para resolver os conflitos sociais; a sua chamada não é para entrar no domínio dos relacionamentos éticos; ela não é comissionada para equilibrar riquezas e salários; não é sua tarefa encabeçar a chamada do século XX para uma “nova visão, uma nova mensagem e novos métodos”, mas é sim chamada para pregar a doutrina da regeneração e santificação.
A igreja moderna caiu na armadilha, e está discutindo eugenismo e tenta melhorar a raça por geração ao invés de por regeneração. A igreja moderna está sendo hoje levada a tomar lugar de um administrador na civilização do mundo; enquanto que o próprio nome “igreja” significa aqueles que foram chamados e separados do mundo. Que Deus ajude a Igreja do Nazareno a permanecer firme diante da sua chamada.
O mundo acredita que possui em si mesmo o segredo para o seu melhoramento. A chamada do mundo é para a comunidade, enquanto que o grito da igreja é para o indivíduo. O mundo não requer nenhum arrependimento, mas a igreja proclama a confissão do pecado. Os direitos cívicos não conhecem nenhuma cruz e não sabem de nenhum Salvador. Regeneração social não aponta para nenhum Calvário e não antecipa  nenhuma Oliveira. Os socialistas proclamam que o homem é o seu próprio salvador enquanto que os filantropos estão comprando o seu caminho para o céu. Os políticos estão tentando purificar a política de forma a conseguirem o voto da igreja.
A missão da Igreja do Nazareno é exaltar um Salvador que pode salvar de todo o pecado, purificar o coração da poluição e guardar o indivíduo livre do pecado enquanto peregrinar nesta jornada aqui em baixo.
Israel tinha de viajar durante três dias no deserto antes de poder adorar ao seu Deus; não podiam aceitar o argumento de Faraó e adorar a Deus naquela terra. A igreja tem de estar separada do mundo. “Não amem o mundo, nem o que há no mundo”. A Igreja do Nazareno almeja levar-nos de volta à cruz; de volta ao Cristo ascendente e em direcção ao Rei que vem. Mas diante de nós está o mundo em trevas; temos de levar-lhe a luz. Almas estão sendo escravizadas pelo pecado; levar-lhes-emos Cristo que é o Leão da Tribo de Judá e pode quebrar qualquer cadeia.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário